Porto Velho25°Cnublado nublado

A vida e a memória de Luiz Hildebrando Pereira da Silva

Conheça um pouco mais sobre a história do renomado parasitologista Luiz Hildebrando Pereira da Silva, o Prof. Luiz Hildebrando, cuja história se confunde com a história do surgimento de uma das maiores instituições de pesquisa e ensino em Rondônia, a Fiocruz.

José Gadelha 24/12/2022

Luiz Hildebrando Pereira da Silva, o professor Hildebrando, chegou a integrar um seleto grupo de pesquisadores do Instituto Pasteur em Paris, mas decidiu mudar-se para Rondônia, no fim da década de 90, atraído, principalmente, pelo desejo de fazer pesquisa.

Aqui, montou um grupo de jovens pesquisadores, inicialmente, para estudos sobre malária, mas aos poucos seus interesses voltaram-se a outras doenças como as hepatites virais e arboviroses.

Médico extremamente dedicado a entender os profundos impactos ocasionados à saúde humana por doenças negligenciadas, teve sua história de vida ligada ao surgimento da Fiocruz Rondônia, no ano de 2009.

Luiz Hildebrando Pereira da Silva morreu no dia 24 de setembro de 2014 mas deixou um imenso legado à saúde pública e ao exercício da medicina no Brasil.

Nós observamos que a grande colaboração do Hildebrando foi na parte do entendimento da disseminação da malária no Brasil. Foi nessa época que conseguimos provar a presença do portador assintomático da malária, o que mudou consideravelmente as estratégias de controle e de eliminação da doença.

Enfatiza Mauro Shugiro Tada, diretor geral do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (Cepem) e amigo pessoal de Luiz Hildebrando.